sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Importante para atletas


O desgaste fisíco do atleta ocasionado pelo seu treinamento, gera uma necessidade energética e nutricional específica, Pois esse será o seu diferencial para um bom desempenho, por isso é necessario haver um bom planejamento e periodizar a sua alimentação contendo quantidades adequadas e equilibradas, para suprir todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

É importante que os nutrientes estejam em equilíbrio. Os carboidratos, o principal substrato energético do nosso organismo, devem contribuir com 60% - 70% das calorias totais. Sempre devem ser preferidas as opções integrais. Apesar das necessidades protéicas estarem aumentadas durante a atividade física, essa necessidade é facilmente suprida através de uma alimentação equilibrada. Os lipídios devem completar o valor calórico diário, sem ultrapassar os 30% recomendados, garantindo a prevenção de doenças cardiovasculares.

A hidratação é muito importante para garantir o equilíbrio hidroeletrolítico, melhorando a performance e reduzindo os riscos associados à desidratação. O hábito de ingerir líquidos antes, durante e após a atividade deve ser introduzido e estimulado durante o treinamento.

A nutrição é muito importante para o desempenho e para a saúde geral do atleta; permitindo a otimização dos depósitos de energia, redução do tempo de recuperação, ou ainda que o atleta treine por um número maior de horas. O estado nutricional do atleta pode exercer um impacto significativo no seu desempenho.

Fonte: http://www.musculacaoecia.com/a-importancia-dos-nutrientes/

PARABENS NUTRICIONISTA


Parabéns a todos os nutricionistas pelo dia de hoje. Que esta profissão seja cada dia mais reconhecida e valorizada tamanha a sua importância.

O CFN prescreve uma dieta para cada nutricionista (assim como para cada brasileiro), para o fortalecimento, sobretudo da alma:

“Elimine as toxinas do seu interior e o excesso de gordura das suas emoções, para apaixonar pelo seu sonho e por si mesmo, lembrando que a paixão é um condimento imprescindível para ser feliz.”

Água para Emagrecer


Um post sobre a água, este nutriente é tão importante para o nosso organismo que merece uma atenção especial. Vamos falar da função da água no emagrecimento. Ela diminui naturalmente o apetite e ajuda o organismo a metabolizar a gordura armazenada. Estudos já demonstram que se aumentarmos o nosso consumo de água, diminuímos os nossos depósitos de gordura, por outro lado, se consumirmos menos água, os nossos depósitos de gordura aumentarão. Isso acontece porque uma das funções do nosso fígado é converter a gordura armazenada em energia, mas sem água o rim não consegue funcionar bem e o fígado começa a ajudar o rim a trabalhar. Com isso, o fígado não tem condições de metabolizar as gorduras de modo tão rápido e eficiente como faria se não estivesse ajudando os rins. Assim, ele acaba metabolizando menos gorduras, fazendo com que a gordura fique armazenada no corpo e impeça a perda de peso. É bom lembrar que um corpo desidratado, mesmo que medianamente, provoca uma queda de 3% no metabolismo basal, o que pode resultar em um ganho de 500g a cada 6 meses. Por isso, vale a dica: Beba água!

Drª Odeth Oliveira

Fonte: http://odetholiveira.blogspot.com/2009/03/agua-para-emagrecer.html

A importância dos nutrientes


A vitamina C é antioxidante, cicatrizante, atua no crescimento e manutenção dos tecidos corporais, incluindo matriz óssea, cartilagem, colágeno e o tecido conjuntivo. Quem é que não gosta de um suco de laranja? Todo mundo né. Mas quando fizer tome na hora, pois um suco de laranja contendo 60mg de vitamina C, após exposição ao ambiente por 30 minutos, retém somente 15mg da vitamina, reduzindo o teor para apenas 3mg após mais 30 minutos.
> As vitaminas do complexo B ajudam a manter saudáveis os nervos, pele, olhos, cabelos, fígado, boca e a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal.
>No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sais minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura. Assim, é recomendável beber cerca de 2L de água todos os dias!
>O carboidrato é a principal fonte de energia para o organismo, ele representa 50 a 60% da energia que ingerimos. Tem importancia também no reconhecimento celular e tecido conjuntivo além de atuar no sistema imunológico.
> As fibras são encontradas principalmente em frutas e cereais. No intestino formam uma camada de água que auxilia a digestão.
> Proteínas também são muito importantes para o organismo: Ampla variedade de funções, estrutural componente dos tecidos, fonte de energia - fornecem 4 kcal/g, dentre outras funções.
> Cálcio: é um dos elementos mais abundantes do organismo. Está presente em 1,5 a 2% do peso corporal e em 39% dos minerais corporais. Está presente também na formação de ossos e dentes, coagulação sangüínea, ativação de enzimas, condução de impulsos nervosos e contração muscular. Fontes alimentares: Leite, iogurte, queijos, peixes, gema do ovo, hortaliças verdes, gergelim e feijão.
>Ferro: É reconhecido com um nutriente essencial para a vida a mais de um século. Homens adultos saudáveis possuem cerca de 3,6g de ferro corporal, enquanto as mulheres têm cerca de 2,4g. Funções: Formação da hemoglobina, oxidação celular e participa de reações enzimáticas.
Fontes alimentares: Gema de ovo, fígado, carnes e vísceras de cor vermelha, leguminosas, vegetais verdes e folhosos.

Comer, comer, comer! Para quem quer emagrecer, a comida não sai da cabeça 24 horas por dia

O que era um ato espontâneo, passa a ser pré-determinado. Explica-se: emagrecer requer horários para as refeições, não poderá mais ir correndo para a geladeira a qualquer momento só para satisfazer uma mera vontade. Alimentar-se é fonte de prazer, mas, primeiramente, fonte de energia e nutrientes para o organismo. Convenhamos, quando se fala em disciplina alimentar quem é que não torce o nariz? Quem é que não acha que vai cair de pára-quedas em um campo de concentração, onde irá tocar a sirene da alimentação sem gosto?

Esqueça tudo isso! Alimentação sem sabor e altamente restrita significa caminho oposto do emagrecimento saudável. Isso mesmo.

Antes de dar pulos de alegria é bom saber – e ter certeza – do que pretende para você.

Emagrecer por estética só para entrar naquele vestido que insiste em ficar justo ou para entrar na calça de um ano atrás que tinha caimento perfeito faz com que loucuras sejam cometidas. Tenta-se de tudo. Dias e dias ingerindo somente saladas. É a dieta verde! Dias e dias bebendo só sucos. É a dieta da vitamina! Dias seguidos engolindo a mesma sopa. Que dieta é essa?


Atitudes emergenciais trarão sucesso? Depende do que se entende por sucesso. Se ele significa ir àquela festa com o tão sonhado vestido, parabéns! Um conselho? Prepare-se para o que virá. Não se desespere se, na semana seguinte, encontrar dificuldades em entrar na mesma peça de roupa.


Agora, se pretende mudar a alimentação para ter um corpo mais saudável, mais disposto e mais bonito, a conversa é outra.

Não há fórmulas mágicas. Se quer uma receita para ajudar no emagrecimento, sem segredos, atividade física! Será bom estar mais disposto e, de quebra, queimar calorias e melhorar o condicionamento físico.

Emagrecer lentamente é desestimulante, já que não vê os resultados rapidamente? E o que dizer das várias tentativas frustradas? Como se sente quando se recorda de tantos sacrifícios?

Então, siga as 10 dicas seguintes e tenha um emagrecimento saudável. E, é claro, duradouro.

1. Não tenha pressa. Se está acima do peso, pergunte-se há quanto tempo carrega esse excesso. Então, para que eliminar peso do dia para a noite?

2. Corrija gradativamente a sua atitude em relação aos alimentos.

3. Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boa. Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto pode ingerí-lo.

4. Controle a ansiedade. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida.

5. Estipule horários para as refeições.

6. Deixe de comer aquele doce e substitua pela fruta da sua preferência.

7. Beba muita, mas muuuuuita água.

8. Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar.

9. Se alguém notar que está adotando novos hábitos e perguntar se está de "regime", mande um audível "não". Muitas pessoas adoram sabotar as boas intenções alheias.

10. Confie em você! Tenha sempre uma atitude positiva. Estar determinada e confiante é mais do que meio caminho andado para atingir o seu objetivo.



Coluna assinada por:
Roberta Stella

Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP).

ESTRESSE AUMENTA O CONSUMO DE FAST FOOD E DOCES


O estresse pode fazer as mulheres jovens aumentar o consumo de doces e fast food e reduzir a ingestão de frutas e verduras, segundo estudo da Universidade de Bielefeld, na Alemanha. Por outro, lado, os pesquisadores não observaram o mesmo comportamento entre os homens.
.
Avaliando mais de 1,8 mil estudantes no primeiro ano de universidades da Alemanha, da Polônia e da Bulgária, os pesquisadores descobriram que as jovens que comiam mais alimentos ricos em carboidratos, como biscoitos e doces, apresentavam maiores níveis de estresse. E o consumo de frutas e verduras era menor entre as mulheres mais depressivas. Baseados nos resultados, os especialistas defendem que intervenções orientadas para o estresse percebido e sintomas depressivos incluam a questão da alimentação.
SENDO ASSIM: NAO SE DEPRIMA E SEJA MUIIIITO FELIZ

Seguidores